quarta-feira, 20 de julho de 2011

MALA VIAJANTE - A IMPORTÂNCIA DA LEITURA


Não há idade para dar início à educação de uma criança - e isso vale também para o incentivo à leitura.
Quando pequenas as crianças podem até não entender todo o enredo de uma história, mas a leitura em voz alta os coloca em contato com outras dimensões das linguagens oral e escrita, que serão importantes em seu desenvolvimento. "Eles percebem que a fala do dia a dia é diferente daquela usada numa leitura, que tem cadência, ritmo e emoção. Entendem, por exemplo, que há começo, e um desfecho.
São muitos os benefícios que o contato com livros, ainda na primeira infância, é capaz de proporcionar. Várias funções psicológicas podem ser desenvolvidas, entre elas a memória e a capacidade de estruturar as informações. A leitura em voz alta para uma criança de até 3 anos ajuda a despertar sua sensibilidade para diferentes formas da fala e ainda tem o efeito positivo sobre a chamada atenção seletiva - a capacidade de se desligar de outras fontes de estímulo, mantendo-se concentrada numa só atividade por períodos mais longos. Ler histórias também ajuda no desenvolvimento da noção de tempo. O bom e velho "era uma vez" carrega em si a idéia de algo que acontecia e já não acontece, apresentando à criança a existência do antes, do agora e do depois
Enquanto pequenininhas o que realmente interessa são as formas e as imagens, além da expressão vocal e facial de quem lê para ela. Do mesmo modo que um bebê é capaz de dormir tranquilamente ao som de uma doce canção de ninar, sem prestar atenção à letra, ele pode se emocionar escutando uma história que ainda não entende muito bem, só de prestar atenção na voz do contador.
Ler para os pequeninos é importante porque...

- Para a formação de bons leitores, é fundamental que as crianças com até 3 anos de idade apreciem e valorizem a escuta e a leitura de histórias desde pequenas.

- A criança cria o hábito de escutar histórias, valorizando o livro como fonte de conhecimento e entretenimento.

- A escuta de histórias na escola oportuniza momentos prazerosos em grupo, enriquece o imaginário, amplia o vocabulário, além de familiarizar a criança com a leitura, uma prática valorizada pela sociedade.


Para a turma do Período Preparatório II o momento da leitura ultrapassou os muros do colégio, indo parar dentro da casa dos alunos.Trata-se do Projeto Mala Viajante,idealizado pela professora Rita de Cássia em conjunto com a equipe do ELCANA INFANTIL, o projeto teve inicio logo no primeiro semestre de 2011 e tornou-se uma grande diversão para pais e alunos, que juntos interagiram com o projeto.

O PROJETO:




O hábito de ouvir e ler deve ser um exercício constante na vida da criança.
A família tem um importante papel para que este projeto atinja as metas desejadas;Este, deve proporcionar à criança e a família um momento impar e especial.
Criança leva muito a sério ao que lhe é proposto, tornando a brincadeira coisa séria!
Quem conta uma história, está em um momento de comunicação, ou seja, interage com o outro.
“Não basta sermos pais, devemos participar.”
Objetivos deste projeto:
• Integração família-escola, no incentivo e gosto pela leitura desde a Educação Infantil.
• Resgatar e formar verdadeira consciência de valores.
• Possibilitar a vivência de emoções e exercício de amizade,afeto e amor dentro dos lares.
• Crescimento emocional e cognitivo da criança.
• Despertar a imaginação, autonomia e criatividade.
• Construir histórias e personagens a partir da história contada.
• Exercitar a concentração e o ato de ouvir.
• Intensificar a relação pais e filhos.
• Contribuir para o processo de alfabetização.

Esperamos que vocês pais participem com alegria deste projeto, cada membro fará parte fundamental para construção da aprendizagem em família, e com certeza significará muito para seus filhos(as).

Aproveitem ao máximo este projeto, desligue os meios de comunicação (TV. Rádio,celular,computador,etc...).Valorize seu filho (a);Uma simples ação poderá mudar a postura de seu filho.

Rita de Cássia Bitencourt Fornari

Nenhum comentário:

Postar um comentário